O macaco e o coelho

O macaco e o coelho eram amigos. Um dia, o coelho fingiu estar muito doente e pediu ao amigo que o carregasse nas costas até à sua casa. Julgando que ele estivesse realmente doente, o macaco carregou-o.

Passados alguns dias, o coelho foi ter com a mulher do macaco e, gingando, disse:

- O teu marido é meu empregado, por isso carrega-me sempre nas costas. .

A mulher do macaco, muito admirada, informou quanto ouvira ao seu marido. O macaco, zangado e ofendido, apresentou queixa ao tribunal dos animais. E no dia do julgamento foi a casa do coelho para o levar até o local onde se encontravam reunidos os anciãos encarregados de resolver a contenda. Entretanto, o coelho, já prevenido da chegada do macaco, meteu-se na cama a gemer, dizendo que estava muito doente e não podia andar.

Como o outro insistesse em levá-lo até ao local do julgamento, aceitou ir na condição de ser carregado nas costas.
O macaco, desejoso de ver o coelho a ser castigado, e para não perder a oportunidade de repor a verdade, decidiu carregá-lo nas costas.

Antes de partirem, o coelho pediu à esposa que lhe desse uma almofada para se sentar nas costas do macaco. Pediu ainda uma bengala que lhe servisse de apoio e uma corda para usar como rédea.
Posto isso, disse a esposa que se adiantasse para assegurar aos outros animais já reunidos, que ele se encontrava a caminho, na companhia do seu empregado.

Quando, pouco depois, chegaram ao local do julgamento, todos os animais viram o coelho sentado nas costas do macaco, batendo-lhe nas nádegas com a sua bengala e indicando-lhe o melhor caminho a seguir. E, perante aquele espectáculo, concluíram que não havia qualquer problema pois o próprio macaco já estava a confirmar, perante todos, que era o empregado do coelho .

Nesse dia terminou a amizade entre o macaco e o coelho.

Domingos do Rosário Artur: Ngano. Contos Populares da Província de Manica. Maputo 2013. Contador: João Muchavara


Ilustração: Jorge Mungoi
Previous:
O macaco, a impala e o leopardo
Next:
O coelho e o galo